quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Um Olhar de Fome...

Estava andando pelas ruas de Ribeirão, quando olhei na calçada e vi um menino, com as roupas sujas e rasgadas, a mão na barriga se retorcendo.
Parei e fui ver o que ele tinha, quando olhou pra mim senti que nem precisava de respostas, era um olhar de fome.
Mesmo assim perguntei e ele respondeu: já faz uns dias que não como e minha barriga dói, respirei fundo e primeiro comprei algo para ele beber, se comesse de imediato ia passar mau.
Tomou a vitamina, depois comprei salgados assados e deixei dinheiro para que depois comprasse comida, o menino devia ter seus 12 anos.
Quando fui embora senti no olhar dele a angústia e o vazio de ficar sozinho de novo, foi então que me veio a idéia de levá-lo para o Caium, um orfanato de crianças carentes, a expressão dele mudou, franziu a testa e disse: Não volto pra lá, prefiro viver na rua a voltar para um orfanato.
No momento em que disse tchau e fui andando vendo o rosto dele se distanciar me senti um nada e pensei: Eu ajudei, mas foi só por um momento, por um instante, eu ia voltar pra minha casa, com a comidinha da mamãe, tomar aquele banho gostoso e deitar na minha cama limpinha e ele???
Ele vai continuar a andar pelas ruas sem ninguém, sem rumo a tomar, mendingando por um prato de comida, por uma água e vai conhecer o que há de mais pesado no mundo: o crime, a violência e será mais um adulto a se formar sem nenhuma expectativa de vida dígna.
No outro dia passei por aquela mesma rua e levei umas roupas, mas ele não estava mais lá, e agora por todas as ruas que olho procuro aquele olhar e não vejo.
O caminho que ele seguiu só Deus sabe, mas aquele olhar de fome ficará pra sempre marcado na minha memória.

5 comentários:

  1. Pequena eu me emocionei muito porque já passei por isso, vc sabe da minha história, graças a Deus encontrei uma família e segui um caminho diferente, fica bem e fica com Deus, bjooo...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, arrepiei e me emocionei... eu fico extremamente comovida com isso! Muitas coisas passam em minha cabeça. Quantas injustiças. O que podemos fazer para mudar isso? Há muitas pergunta sem respostas... nem sei mais o que falar... isso é extremamente triste... beijos

    ResponderExcluir
  3. E ficará para sempre marcado na memória dele a vitamina, os salgados e, talvez, a esperança de que existem no mundo pessoas assim pelas ruas: sensíveis demais.

    ResponderExcluir
  4. Arrepiante. Não deveria ser, mas ainda nos surpreendemos com essas situações. Não há o que dizer mesmo, a menos que façamos a nossa parte. De tijolinho em tijolonho, contruiremos uma casa bem bonita!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Nuss, triste aceitar que ainda tem gente que morre de fome num país como o nosso, trenzim.

    Parabéns por sua atitude, porque a maioria passa e não faz nada. Vê tudo como se já fizesse parte da paisagem.

    Bjim.

    @ChrisRibeiro

    ResponderExcluir