quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Senna...Espírito de Campeão!

Ontem fui assistir o Documentário do Ayrton Senna, confesso que sou fã dele desde criança, chegava a ficar acordada com o meu pai de madrugada só para assistir as suas corridas.
Quando ele morreu eu tinha 11 anos de idade, no dia daquela corrida que levou a sua morte, acordei cedo e já fui para a sala, os domingos eram especias.
No documentário passou aquela triste corrida do dia primeiro de maio de 1994, foi estranho o que aconteceu no momento do filme, passou um flash na minha cabeça, parecia que eu estava na sala da minha antiga casa e eu escutava o meu pai desesperado dizendo: Meu Deus não vai chegar ninguém para socorre-lo, me lembrei de quando olhei para a cabeça dele dentro do carro tombada e meu pai olhou para o meu rosto e disse: ele já está morto.
O que mais me impressionou foi o espírito dele de campeão, ele era o único piloto que enfrentava o Presidente da FIA, tinha um duelo de gigante com o Allan Prost. Ele não admitia de jeito nenhum perder, quando entrou na Maclaren era um novato e o Prost um tri-campeão, tentaram trasnformá-lo em segundo piloto, ledo engano ele preferia bater o carro, sair da corrida do que deixar alguém passar na sua frente e chegar em segundo.
Ele corria para ganhar, ou era tudo, ou era nada, ele dizia para os outros pilotos: não abra qualquer brecha pra mim, porque tentarei ultrapassar.
Na época que ele corria o país estava numa fase complicadíssima, final dos anos 80 início dos anos 90, o público via no Ayrton a alegria de ser brasileiro, impressionante como ele honrava isso, ganhou uma corrida no Brasil com o câmbio quebrado só na sexta marcha, na entrevista expressou o seguinte: Quando vi aquele público todo erguendo a bandeira do Brasil e gritando o meu nome, eu precisava de qualquer forma vencer aqui.
No documentário retrata bem a ligação que ele tinha com Deus, no primeiro campeonato que ele foi campeão, ele precisava chegar em primeiro, largou muito mau e caiu na décima quarta posição, e la vem a fúria, começa a ultrapassar todos os carros em sua frente, começa a chover, se tornava um verdadeiro mestre correndo na chuva, foi então que ele ganhou a corrida, retratou que nesse momento não só sentiu a presença de Deus como viu a sua luz, pronto era o primeiro campeonato e nos outros anos viriam mais dois, tri-campeão de Fórmula 1.
No dia da sua morte, estava extremamente tenso e nervoso, nos treinos já tinha acontecido vários acidentes, mas ele abriu a bíblia numa parte em que Deus diz: hoje vou te dar o seu maior prêmio EU.
O médico da fórmula 1 era muito amigo dele, naquela corrida em Ímola ele chegou a dizer para o Senna: Cara vc já é um dos homens mais rápidos do mundo, vamos embora daqui e vamos pescar, ele olhou pra cara do médico e respondeu: Eu não posso parar.
Quando aconteceu o terrível acidente e o Médico (amigo) foi atende-lo, Senna deu um último suspiro, naquele momento ele sentiu que a alma do Senna tinha partido.

Citarei aqui algumas frases que dão como exemplo seu espírito de campeão:

"Com a força da sua mente, seu instinto e, também com sua experiência você pode voar alto."

 "Somos feitos de emoções, basicamente todos nós estamos procurando por emoções, é apenas uma questão de encontrarmos a maneira com que devemos vivenciá-las." (Ayrton Senna)

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

Acho que pessoas como Ayrton Senna não morrem, elas ficam eternizadas pra sempre na nossa memória, com a lição de que pra ser um vencedor tem que ter coragem, garra e audácia.
Encerro esse texto com a última frase que ele disse no seu documentário: Sinto saudades de correr de Kart, na época em que eu corria e não existia nem política, nem dinheiro envolvido, era só ser piloto e correr.

Um comentário:

  1. uem vivenciou Ayrton Senna, não se contenta com Felipe Massa ou Rubens Barrichello.
    Ele era completo, arrojado, tinha a competitividade na alma, e um enorme carisma.
    Orgulho do Brasil!!!

    Texto perfeito, trenzim!

    Bjo.

    @ChrisRibeiro

    ResponderExcluir